-
Arquitetos: Atelier Štepán
- Área: 720 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: Artemide, Deho, HB-kovo, Truhlářství Dvořákovi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vinícola Přátelé Pavlova ("Amigos de Pavlov") está localizada em um vinhedo na suave encosta nordeste das colinas Pálava, com uma vista deslumbrante do vale do rio Dyje e dos reservatórios de Novomlýnské, na República Checa. A paisagem influencia o volume que é horizontal, calmo e fluido, como os vinhedos ao redor, camuflando-se na natureza. Ao mesmo tempo, ele apresenta uma estrutura muito racional, inspirada na construção de celeiros simples. Utiliza o mínimo de materiais de construção possível, focando nos recursos locais. Reflete a estrutura das vinhas circundantes, o seu sol e sombra. Desenhei a vinícola depois da minha estadia no Mediterrâneo e ela reflete a cultura e o sol dessa região. É uma conexão lógica porque os romanos já estabeleceram vinhedos em Pálava. Pavlov e vinho são um e o mesmo.
O volume foi concebido utilizando influências naturais (sombreamento, beirais, predominância de ventilação natural, articulação de materiais, encaixe no terreno e retenção de água), complementados por uma fonte de calor e frio, de forma rústico-ecológica, ou seja, considerando a correlação entre tecnologias modernas e princípios antigos.
Certa vez, em um dia de inspeção, ao remover as fôrmas dos pilares de concreto da edificação, notei uma conexão entre a expressão arquetípica dos pilares e a silhueta do Castelo Děvičky na colina vizinha. Essa conexão foi uma experiência poderosa para mim, enriquecida ainda mais pela paixão do construtor da vinícola Pavel Konečný (Grupo Bystroň). Os dias de visita eram revigorantes num local tão bonito e com o contexto acima referido.
Vale ressaltar que o volume está inserido na Área de Paisagem Protegida e está construído de acordo com as suas condições e exigências. Como resultado, ele fica parcialmente escavado no solo e sua cobertura assume o desnível do terreno. A construção racional é baseada em um módulo de 6x6 metros. Em termos de material, ele é dividido em uma parte estrutural - concreto, e outra não - madeira, horizontal e vertical. A tectônica da edificação é inspirada na antiga arquitrave e entablamento. Pilares feitos de concreto moldado com mistura de calcário sustentam um telhado de madeira feito de elementos sobrepostos perpendicularmente. Quanto mais alto, mais sutis os elementos se tornam. O telhado em si é vegetado para se misturar com a paisagem em vistas distantes.
Há uma bela arquitetura tradicional em Pavlova. A arquitetura contemporânea e moderna só chegou a Pavlov nos últimos anos, por exemplo, na forma do parque ou desta vinícola. Numa altura em que se constroem vinícola espetaculares, esta volta-se para a naturalidade e a simplicidade. Os visitantes são recebidos em uma sala de degustação com vista para o castelo e a água. Todo o resto é usado para produção e armazenamento de vinho.